O que é pintura eletrostática

Home >> O que é pintura eletrostática

O que é pintura eletrostática

O que é a
Pintura Eletrostática?


Como o nome já sugere, trata-se de um método criado para ser utilizado em superfícies feitas de materiais condutores de eletricidade, é um processo de pintura que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumínio, cobre e outros metais.

Eles vão receber uma película de polímero termo-endurecível colorido (pó de poliéster ou epóxi.) Por isso, esse tipo de pintura costuma ser aplicada em superfícies metálicas, como portões de aço, esquadrias de alumínio, artigos de serralheria e metalurgia.

Como ela funciona?

Diferente de outras técnicas, que permitem que amadores possam se aventurar pintando, a pintura eletrostática “pede” o trabalho de um profissional. Inclusive, sendo um procedimento feito de preferência em um ambiente industrial. Pois, ela exige uma forma de aplicação diferente, com uma pistola especial que é previamente carregada.

Dessa forma, quando a superfície é pintada, a tinta recebe uma carga elétrica contrária a do material da superfície, proporcionando uma maior fixação da tinta na peça.

O tipo de tinta mais utilizado nesse método é à base de pó e não possui solvente. Por isso, ela é considerada uma tinta ecológica. Depois de ser aplicada na peça, ela é levada para uma espécie de estufa, onde a tinta à base de pó se fundirá à superfície aplicada.

O que é pintura eletrostática

Quais as vantagens da Pintura Eletrostática?

Resistência

Uma das grandes vantagens da pintura eletrostática é sua resistência. Por causa da atração das cargas elétricas, presentes na tinta e no material no qual ela é aplicada. A tinta se fixa como um imã e proporciona uma pintura mais resistente do que a maioria dos métodos utilizados.

Perfeição do acabamento

Mas a resistência não é a única vantagem que esse tipo de pintura apresenta. Pois, outro benefício proporcionado por ela é a perfeição do acabamento, que não costuma apresentar manchas, bolhas ou gotejamentos.

Pintura flexível

Além disso, esse tipo de pintura é flexível, ou seja, consegue cobrir áreas de difícil acesso. Tem uma ótima diversidade de cores, excelente rendimento, não é agressiva para o meio ambiente, possibilita que a troca de cor seja feita de maneira rápida e tem uma boa variedade de aplicação.

Tratamento de superficie
Tratamento de superficie

Nanotecnologia ameaça substituir Fosfatização

Também na seara da fosfatização, há atualmente um nítido processo de perda de espaço das tecnologias tradicionais, em favor de novos processos. Nesse segmento, pelo menos na área dedicada a tratamentos de pré-pintura, a nanotecnologia se destaca como principal candidata a substituir a aplicação de fosfatos.

Essa nova tecnologia apresenta muitas vantagens: a mais evidente é a diminuição, a níveis muito inferiores, da geração dos resíduos sólidos que tanto preocupam os aplicadores de fosfatos. Existem outras: “há redução substancial de energia, pois os nanoprodutos não necessitam de aquecimento, como é o caso do fosfato, e usam menos água (de 20% a 50%)”.

Faça um orçamento

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.